História

A Associação Rural de Rio Claro nasceu do pioneirismo de um grupo de produtores rurais da região, responsáveis diretos pelo desenvolvimento agrícola e pecuário da cidade e com uma visão futurista e pioneira para a época. Reunidos, concluíram que só com união e esforço conjunto conseguiriam progredir e lograr êxito em suas atividades cotidianas.

Num primeiro momento, foi formada a Associação Rural de Rio Claro, filiada à Federação dos Empregados Rurais do Estado de São Paulo – FERAESP, a fim de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe.

Passado pouco tempo, o grupo percebeu que deveria ampliar seu raio de ação e não podiam representar somente a pecuária e agricultura, mas também outros setores do então desconhecido “agronegócio”.

Por isso, em 06 de junho de 1969, foi fundado o Sindicato Rural de Rio Claro, mantendo esta denominação até os dias atuais, quando foi percebido que a entidade deveria ter mais poderes e precisava avançar de acordo com os novos rumos do país. Neste instante aquela associação, que começou principalmente um com grupo de invernistas se transformou no SINDICATO RURAL DE RIO CLARO, entidade sólida com a finalidade de ampliar a representatividade e defesa dos setores da agropecuária.

O Sindicato Rural de Rio Claro foi efetivamente reconhecido em 1981, mais precisamente no dia 10 de fevereiro, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, cujo Presidente na época era nosso saudoso José Schmidt Pinto. Nossa entidade estava estabelecida em sede própria, na Rua 4, entre as avenidas 5 e 3, antiga “Casa Velha”. Na mesma ocasião, foi estendida a sua base territorial aos municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.

De lá para cá, o Sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços com os objetivos de defender e manter informada a classe produtiva rural, motivos nos quais sempre obteve sucesso, e tendo seu reconhecimento comprovado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. Hoje nosso Sindicato possui uma sede própria de 540 m², além de um espaço próprio para realização dos cursos e treinamentos oferecidos em parceria com o SENAR, e oferece aos seus associados um total de 26 serviços prestados.